Professor,
Atualmente, em todo o mundo, as ações de Educação Financeira têm por princípio incluir as crianças. Embora existam controvérsias sobre a idade inicial adequada, a maioria dos profissionais converge para o começo da alfabetização, por volta dos 6 ou 7 anos.
Crianças dessa faixa etária são ávidas por novos conhecimentos, e as consequências da educação e das abordagens nessa fase da vida terão influência por décadas e gerações.
A ideia é mostrar que a Educação Financeira deve ser vista como um conjunto de hábitos saudáveis que contribuem para melhorar a situação, o proveito e as perspectivas financeiras das pessoas.
Pensando nisso, a SM apresenta o projeto Educação Financeira no Ensino Fundamental I: desafios e possibilidades. O objetivo é orientar professores para que desenvolvam programas interdisciplinares em que o tema Educação Financeira apareça de forma transversal, envolvendo situações cotidianas dos alunos, da escola e/ou das famílias.
O projeto, de autoria de Álvaro Modernell, especialista em Educação Financeira, possui embasamento teórico e propõe exemplos didáticos que dialogam com várias áreas do conhecimento, utilizando como pontos iniciais situações do dia a dia.
O material completo traz dicas de como trabalhar Educação Financeira no Ensino Fundamental I, sugestões de livros, além de propostas de projetos interdisciplinares a serem desenvolvidos com os alunos do EFI, como:
Conhecer noções básicas relacionadas à Educação Financeira;
Perceber a diferença entre necessidades e desejos;
Compreender a importância do planejamento financeiro para alcançar objetivos individuais e/ou coletivos;
Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista financeiro, de forma crítica;
Garanta agora, gratuitamente, o seu exemplar do projeto Educação Financeira no Ensino Fundamental I: desafios e possibilidades e contribua você também para uma sociedade mais saudável e produtiva!
Boa leitura!